Teatro

Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural



Teatro

A adulação que apareceu como o resultado de desenvolvimento da tradição de contar contos que estava nos turcos desde Asia Central, unificando com a cultura islámica, alcançou sua ultima forma no século de XVI. O teatro popular formouse com a unificação dos elementos oculares e locais como Karagöz, Bonecos e Adulador, é o gênero mais desenvolvidos do teatro turco tradicional que levava grandes similaridades com o Teatro Popular Italiano do Perido de Renascença “Commedia Dell’arte”, viveu seu século do ouro no final do século XIX e primeiros anos do século XX. O teatro popular competeu durante um longo prazo com o teatro moderno ocidental adoptado em processo de Ocidentalismo do Perido das Reformas iniciado em 1839.
A partir do Período da Reforma o texto escrito passou no teatro e a parte dos traduções e as adaptações realizadas das obras estangeiras, também os autores turcos começaram de criar suas obras teatrais. Neste período, a comédia única da tela titulada “o Matrimonio do Poeta” escrito por Şinasi, foi a primeira obra do teatro turco. Principalmente muitos bairros de Istanbul, nos palácios de Çırağan, Yıldız, Dolmabahçe e nas cidade como Izmir, Bursa, Adana e Ankara foram construidos os edifícios do teatro e foram estabelecidos os grupos privados do teatro.
O Conservatório estabelecido com o nome de “Darülbedayi-i Osmaniye” em 1914 em Istanbul, influenciou muito para desenvolvimento do teatro turco. A primeira contribuição significativo para transformação do teatro em um ramo da arte moderna o período da republica, foi realizado pelo artisto famoso Muhsin Ertuğrul que começou administrar o Darülbedayi em 1927. Darülbedayi que dependeu para a Municipalidade de Istanbul em 1931, tomou o nome de “Teatro Municipal de Istanbul” em 1934. O primeiro “Teatro Infantil” foi estabelecido também com esforços de Muhsin Ertuğrul em Teatro Municipal de Istanbul em 1935.
Em 1936, o Conservatório Estatal de Ankara foi estabelecido em 1941, quando os primeiros licenciados graduaram, formou-se de Cena da Prática. O Teatro Estatal que funciona como um Direção Geral que tem identidade juridica pertencentes ao Ministério da Cultura e Turismo desde 1970, alcança para os espectadores com os seus direções em cidades distantes.
Na época teatral de 2007-2008, os Teatros Estatais com 12 direções de teatro permanente presentaram 114 diferentes obras, 59 deles são nacionais e 55 são tradução, em 38 cenas pelo turnê realizada em Gaziantep, Çorum e Aydın, e alcançou a 1.308.446 espectadores.
No primeiro tour da época de 2008-2009, um repertório de 57 obras foram presentados. Este número alcançará para 120 deste época.
Além disso, as festas internacionais como “8ª Festa Internacional de Teatro de Mar Negro” (Trabzon), “4ª Festa de Senhoras Pequenas e Senhores Pequnos” (Ankara), “10º Sabancı Festa Internacional de Teatro” (Adana), “1º Um Respiro um Som a Festa dos Países que Realiza Teatro em Turco” e as festas nacionais como “Festa de Teatro das Crianças e Jovens” (Van) e “6a Festa de Teatro de Orhan Asena” (Diyarbakır) foram realizados em 2008.
Por outro lado, com o motivo de providenciar o teatro ao público, os projetos especiais como “Projeto de Teatro para Cada Cidade em Cada Mes” e “Projeto de Carroça” continuam de ser implementados.
Teatros Privados: “A Cena Pequena” estabelecido pelo Muhsin Ertuğrul pelo deixando do teatro estatal em 1951, cultivou muitos artistos que trabalharam muitos anos para teatro turco. A Cena Çığır, O Teatro de Bolsa, O Teatro de Muammer Karaca e A Opereta de Istanbul são os grupos muitos interresantes do teatro deste período.
Nos anos 1960, os estudos do teatro foi espalhado com o aumento dos teatros amadores. O teatro de Dormen estabelecido em 1955, foi situada entre os grupos de teatro bemsucedidos dos anos de 1960 pelo sua seleção das obras, ordem de trabalho e direção das obras. O Teatro de Oraloğlu, estabelecido em 1961 e o Grupo de Gülriz Sururi-Engin Cezzar, estabelecido em 1962, são os grupos que continuaram suas obras em um nível determinado da arte até o perido proximo. O Teatro da Arte de Ankara, que foi estabelecido em 1963 e continua suas presentações ainda hoje, ganhou importância com sua administração do teatro e os valores artísticos da suas obras. A maioria dos teatros privados estabelecidos entre os anos de 1960-1970, também deram lugar para o teatro infantil. Também foram estabelecidos muitos teatros infantis no mesmo periodo.
Os Actores de Yeditepe de Hadi Çaman, O Teatro de Enis Fosforoğlu, O Centro Cultural de Hodri Meydan e Os Actores do Teatro Popular de Ferhan Şensoy, que abriram suas telas em Istanbul em 1982, são os grupos importantes de teatro dos ultimos anos.
O Teatro da Arte de Ankara, em Ankara, os teatros como Os Actores da Cidade, Dormen, Amigos, Ali Poyrazoğlu, Nejat Uygur, Levent Kırca-Oya Başar em Istanbul são os grupos do teatro que chegaram desde os anos de 1960 e 1970 até hoje.
Dramaturgia: A dramaturgia turca desenvolveu com um sentido social e realista até hoje a partir de anúncio da República. Mas os dramaturgos fortes e dinamicas aparecerem depois de 1960. Neste período os dramaturgos escreverem as obras bemsucedidas que alcançaram o nível ocidental no sentido moderno. Além disso, neste período Haldun Taner que contribuiu muito para fazer ganhar sua identidade da dramaturgia turca referente a uma forma propria, foi o criador de “Teatro de Cabaré” politico e satirico que contena todas as especialidade do teatro tradicional Turco e a música épica com a obra de “A épico de Keşanlı Ali” presentado em 1964. No mesmo período os dramaturgas como Güngör Dilmen, Orhan Asena, Turhan Oflazoğlu e Necati Cumalı, criaram as obras cujas temas foram derivados por a historia Otomana, as vidas dos heróis folclóricos, mitologia escrito com uma lingua do poema.
A dramaturgia que viveu uma inactividade por qualidade e quantidade nos 1980, foi reanimado com o recente politica dinamica da cultura do estado. Depois dos anos 1980, especialmente Özen Yula, Behiç Ak e Cihan Canova foram os nomes importantes da area de dramaturgia. “Fecho os meus olhos e faço o meu trabalho” de Haldun Taner, “O Rabo da Pipa” de Savaş Dinçel, “Ferhat e Şirin” de Nazım Hikmet Ran, “A cidade para uma pessoas” de Behiç Ak, “O Osman Novo” de Turan Oflazoğlu, “Esquina” de Kutsi Tecer, “Kanlı Nigar” de Sandık Şendil “As folhas de Ful” de Cihan Canova, “A instituição de Ajuste dos Relogios” de Ahmet Hamdi Tanpınar e o “Fosforlu Cevriye” que foi escrito pelo Suat Derviş e passado por ser drama e diretado pelo Gülriz Sururi são alguns das obras que recebem um alto interesse dos ultimos anos.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul