Desenvolvimentos Macro-Econômicos

Pagina Principal»Turquia Portal»Desenvolvimentos Macro-Econômicos



Relações Económicas e Balança de Pagamentos Extrangeiros


Hoje Turquia está a integrar para Economia Global e tem uma economia com relações desenvolvidos com várious países do mundo. Para este desenvolvimento, as decisões de 24 de Janeiro de 1980 que fornece passar para estrategia de crescimento baseado de exportação de modelo de substituição de importação para industrialização, assinatura de Acordo de União Aduaneira com UE em 1996 e globalização economico que acelerado em 1990 contribuiram muito. Indicadores do Comércio Exterior: A conseqüência do Acordo da União de Aduaneiro entrado em vigor o 1 de janeiro de 1996 entre Turquia e os países de União Europeia, se afastaram todas as protecções no comércio de propriedades industriais realizado com os países de UE e no comércio realizado com outros países se começou a aplicar a Tarifa Comum de Aduaneira de UE.
Volume de comercio estrangeiro da Turquia foi 11 bilhões de dolares americanos em 1980 e realizou como 19.3 bilhões de dolares americanos em 1985. Este volume de comercio estrangeiro da Turquia aumentou-se e alcançou a 277 bilhões de dólares americanos em 2007 e 333.9 bilhões de dolares americanos em 2008.
Em 2008, comparando com o ano anterior, exportação aumentou 23% e alcançou para um valor de 132 bilhões dólares americanos, e importação aumentou 18.8% e alcançou a 202 bilhões dólares e deficit do comércio exterior alcançou para 69.9 bilhões dólares com aumento de 11.5%.
A Proporção da Compensação de Exportação com Importação: Na Turquia, a proporção da compensação de exportação com importação realiza como 60% durante dos muitos anos.
A proporção da compensação de exportação com importação realizou como 65.4% em 1999, subiu a 75.7% em 2001, e continuou como 64.8% em 2004, 61.3% em 2006, 63% em 2007, 65.3% em 2008.
Estrutura Sectoral do Comércio Exterior: Na exportação da Turquia apareceu uma mudança significativo nos anos de 1980 e este mudança continuou nos anos de 1990. De acordo com esta mudança, enquanto a proporção de agricultura dentro de exportação esta a diminuir, a proporção dos produtos indústrias esta a aumentar.
Em 2007, proporção de agricultura e silvicultura dentro de exportação realizou como 3.5%, mineração com 1.5% e indústria de produção realizou como 94.2%, e proporção realizada de pescaria foi 0.1% e outros setores realizou como 0.6%. Em 2008, proporção de agricultura e silvicultura dentro de exportação é calculado como 3%, mineração 1.6%, indústria de produção 94.8%, pescaria 0.2% e outros setores 0.4%.
Quando analisar composição sectorel da exportação, vese que o maior parte dentro de exportação foram realizados pelos seguintes setores, respectivamente, veiculos da terrestre e seus equipamentos, ferro e aço, vestuario e produtos de textil, máquina e aparelhos mecânicos e máquina e aparelhos eletricos.
Quando tomar conta da estrutura de importação da Turquia, vese que o nivel de importação de produtos de investimento e materia prima era muito alto nos anos de 1990 com a conseqüencia de esforços de desenvolvimento económica e industrialização. Nos anos 2000, enquanto a proporção de produtos de investimento dento de importação total estava reduzindo, a proporção de materia prima dentro de importação estava a aumentar.
Em 2008, proporção de importação dos bens intermédios dentro da importação realizou como 75.1%, esta proporção realizou para produtos de investimento como 13.9%, 10.6% para os produtos de consumo e 0.4% para outros produtos. Proporção de importação da energia na importação que foi 19.9% com o montante de 33.8 bilhões de dólares americanos em 2007, realizou como 23.9% com o valor de 48.2 bilhões de dólares americanos em 2008.
Distribuição do Comércio Exterior de Acordo com os Grupos dos Países: Os países da UE têm uma grande importância no comercio exterior da Turquia que é variado no base de região e país nos ultimos anos.
Em 2008 a importação realizada com países da UE foi 74.8 bilhões de dólares americanos e a porção na importação total foi 37%. Neste perído, a exportação realizada aos países da UE foi 63.3 bilhões de dolares americanos. Assim esta porção era 48% da exportação total.
Entre os países da UE, Alemanha é o país que tem o proporção significativo em ambos as exportações e importações para Turquia. Em 2008, Turquia realizou importação de Alemanha por valor de 12.9 bilhões de dolares americanos e realizou exportação para Alemanha por valor de 18.6 bilhões de dolares americanos.
Os países Rússia, Itália, EUA, França, Inglaterra e Espanha são outros sócios comerciais importantes da Turquia. Depois da desintegração da União Soviética em 1990, especialmente Federação Russa e Ucrânia e outros países de União Soviética começou gradualmente ganhar a importância no comércio externo de Turquia. Em 2008, 10.5% da exportação total da Turquia e 21% da importação total da Turquia foram realizadas para os países de União Soviética.
Além disso os países islâmicos do Oriente Médio e da África do Norte tiveram um lugar proeminente no comércio externo da Turquia desde inicio dos anos 1980. Em 2008 a exportação realizada aos países que são membros da Organização da Conferência Islámica tem uma proporção de 24.69% na exportação total e a importação 14.4% na importação total.
Balança de Pagamentos: Na Turquia, os dados da balança de pagamento são baseados em registros da moeda estrageira. Dólares americanos são a unidade monetária que aparece em balanços, e todas as transações em outras moedas são convertidas aos dólares americanos. Através das mudanças realizadas depois de 1984, as diagramas de balança de pagamento da Turquia começou de serem publicados mensalmente, trimestralmente e anualmente. Assim, Turquia está entre um dos poucos países membros de IMF (Fundo Monétario Internacional) que emitem balança de pagamentos mensalmente.
A parte mais importante da conta corrente no balance de pagos é comércio de bens. O desenvolvido desfavorável do balance do comércio exterior durante um perído; especialmente depois de 1988 influenciou negativamente a conta corrente e causou ao crescimiento do déficit exterior. Porção da exportação e a importação na renda nacional aumentou em um perído pelo mas este aumento foi mais rápido do que taxa da importação/Produto Nacional Bruto (PNB). Outra parte importante que influencia negativamente a conta corrente é o pago dos juros da dívida estrangeira. O balanço da transferência que causa excesso no balanço de pagamentos, mostra os progressos sobre rendimentos dos funcionários que mostrados como as transferências privadas fiduciários e oficiais, e total das outras transferências. A presência de mais de 1.2 milhões dos funcionários turcos no estrangeiro, também influencia no sentido positivo a quantidade das transferências fiduciários privadas enviadas ao país, como as divisas dos funcionários.
Por valoração extrema da Lira Turca e o aumento da importação, o déficit do comércio exterior realizou como 62.7 bilhões de dólares americanos em 2007 e subiu a 69.9 bilhões de dólares americanos em 2008. O déficit da balança da conta corrente realizou como 38.2 bilhões de dolares americanos em 2007 e aumentou para 41.6 bilhões de dolares americanos em 2008.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul