Cinema

Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural



Cinema

O documentário titulado “O Derrubamento do Monumento Russo de Ayastefanos” tirado pelo Fuat Uzkınay em 1914, foi qualificada como o primeiro filme turco. Além disso “O Matrimonio de Himmet Ağa” cuja gravação começou em 1914 e terminada em 1919, também foi um dos primeiros filmes. Neste período os filmes temários foram tirados a parte dos filmes de noticias referentes da Primeira Guerra Mundial.
O artisto de teatro Muhsin Ertuğrul que começou direcionar os filmes com o estabelecimento da primeira companhia privada de cinema em 1922, realizou trabalhos muitos bons até os anos 1950. A “Camisa de Fogo” (1923) cuja tema foi a Guerra de Independencia e onde desempenharam o papel das primeiras artistas muçulmanas, “As Ruas de Istanbul” (1931) que foi o primeiro filme tirada com som e “Uma Nação Esta a Acordar” (1932) são alguns dos filmes de Muhsin Ertuğrul quem tirou mais do que 30 filmes durante da sua vida artistica. O período que durou até 1950 quando foram tirados somente dois filmes por ano, foi visto a influência do teatro no cinema.
Os primeiros estudos do filme que foi realizado com uma lingua de cinema saindo a influencia de teatro em Turquia, começaram com Lütfi Akad. Akad fechou a “Epoca de Teatro” e iniciou a “Época de Cinema” com seu filme de “Vurun Kahpeye” de 1949. Neste período que estende até 1960, o médio dos filmes realizados por ano subiu a 60. O período depois de 1960, apareceu uma reanimação em cinema turco. Os diretores como Atıf Yılmaz, como Metin Erksan, Halit Refiğ, Ertem Göreç, Duygu Sağıroğlu, Nevzat Pesen e Memduh Ün trataram as problemas sociais com os filmes tirados e realizaram os estudos bemsucedidos e diferentes por suas temas, os caracteres e as formas de contar histórias. Neste época os conceitos como “o cinema público”, “a realidade social” e “o cinema internacional” foram argumentados.
O Verão Seco” (1964) que trata as realidades rurais tirada pelo Metin Erksan, com o prêmio ganhado no Festival de Cinema em Berlin, foi o primeiro filme Turco que fez ganhar um sucesso do Cinema Turco em uma plataforma internacional. A partir da segunda metade dos anos de 1960, o médio de produção dos filmes anual alcançou para 200. Mas, infelizmente os filmes não podiam mostrar o mesmo sucesso por suas qualidade e como o resultado ocorreu uma inflação dos filmes. Com publicações da televisão iniciado no final de 1968, o sector encontrou uma grande crise.
Com os novos diretores depois dos anos 1970 como Yılmaz Güney, Erden Kıral, Süreyya Duru, Zeki Ökten, Şerif Gören, Fevzi Tuna, Ömer Kavur e Ali Özgentürk que foram inspirados pelo cinema de Lütfi Akad e trataram os assuntos relevantes a estrutura social, trouxem uma nova respiração para o cinema turco. Depois de 1980, o cinema Turco começou ser falado na plataforma internacional. Neste período aparaceu os filmes que tratam as problemas dos mulheres, psicológicos e sociais.
Os anos de 1990 foi o período bemsucedido do cinema Turco por a qualidade. Neste período o aumento das universidades que dar educação da cinematografia, aparência de um equipe consciente de diretores e artistas, as decisões tomadas pelo estado com o objetivo de apoiar o a arte de cinema, e as ajudas, aceleração da competencia entre Cinema e Televisão, e os sucessos obtenidos na plataforma internacional foram os elementos principais que levou o cinema turco cada dia um ponto a mais próspera.
O Cinema Turco de Nova Geração: O cinema depois de 1985 começou ser evaluado especialmente por jovens como um ramo efectivo da arte. Com as competições de cenário e contribuções do Ministério da Cultura e Turismo, com os estudos efetivos em universidades do cinema de curtametragem apareceu um cinema de geração joven intelectual na Turquia.
Na Festival de Filme de Cannes, que é um dos mais prestigiosos festivais, o diretor Nuri Bilge Ceylan ganhou o “Prêmio Grande de Júri” com seu filme “Distantes” e Fatih Akın ganhou o “Prêmio de Melhor Cenario” com seu filme de “Na Beira da Vida”. Nuri Bilge Ceylan ganhou o “Prêmio do Melhor Diretor” com seu filme de “Três Macacos” no Festival de Filme de Cannes em 2008.
Os filmes como “A Cara Secreta” de Ömer Kavur, “Piano Piano Bacaksız” de Tunç Başaran, “Imdat e Zarife” de Nesli Çölgeçen, “Adeus Amanhã” de Reis Çelik, “Eşkıya” de Yavuz Turgul, “A Terceira Pagina” e “O Destino” de Zeki Demirkubuz, “Hamam” e “Harem Suare” e “Anjos Ineducados” e “Uma vida não é Suficiente” de Ferzan Özpetek; “Propaganda” de Sinan Çetin; “Salkım Hanımın Taneleri” de Tomris Giritlioğlu; “Problema de Maio” e “Distantes” e “Tres Macacos” de Nuri Bilge Ceylan, “Viagem ao Sol” e “A Caixa de Pandorra” de Yeşim Ustaoğlu; “Fazer Barcos com Casca de Meloncia” de Ahmet Uluçay, “Em frente de Parede” e “Beira da Vida” de Fatih Akın, “Rıza” de Tayfun Pirselimoğlu, “Takva” de Önder Çakar, “Meu gelado é Crema” de Yüksel Aksu, “Meu pai e Meu Filho” de Çağan Irmak, “A Felicidade” de Abdullah Oğuz, “5 Vezes” de Reha Erdem, “Os elefantes e Grama” e “Quando Esperando do Paraíso” e “O Ponto” de Derviş Zaim, “Derivado” de Ulaş Inanç, “Volta para Casa” de Ömer Uğur, “Internacional” de Süreyya Sırrı Önder e Muharrem Gülmez, “No Barco” e “Passos Breves na Area Estreita” de Serdar Akar, “Ir” de Hüseyin Karabey e “Outono” de Özcan Alper deixaram seu selo para o cinema actual da Turquia pelo ganhando muitos premios nos festivais nacionais e internacionais. Além disso, muitos acordos foram assinados com os países da Europa para acelarar a arte do cinema, com liderança de “Ministério da Cultura” e cooperações são realizados com instituições internacionais.
Salas de Cinema e os Espectadores: O cinema turco começou de alcançar para o povo desde os anos principos dos 1950. Neste período o cinema enfocou para divertir as pessoas com os filmes da forma de sala. Aumento do número dos filmes também fez incremento do número das salas e especialmente os cinemas de verão. Mas os movimentos socias dos 1970, e extensão do televisão, o interesse para cinema diminiui. Com a influencia de video dos anos de 1980, o espectador tradicional do cinema retiraram para sua casa, muitos salas de cinema foram encerrados e o Cinema Turco encontrou com as problemas de suporte financeiro. Os filmes tiradas depois de 1980, com as temas psicoculturais conseguiram de alcançar para público e especialmente os estudantes universitarious interessaram muitos.
Turquia, desde Janeiro de 2009 o número de cadeira pertencentes à 440 complexo de cinema alcançou para 210.110. 50 filmes dos 250 filmes lançados foram os filmes nacionais. O número total dos espectadores foi 38 milhões e os filmes nacionais foram assistidos pelos 22 milhões.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul