Museologia

Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural



Museologia

Os trabalhos primeiros da museologia iniciaram em metade do século XIX. Em 1846, com coleção das obras antigos, especialmente pistolas pelo Ahmet Fethi Pasha, Marechal de Tophane-i Amire, no perido de Sultão Abdülmecid, em Hagia Irene foi realizado o base de museuologia. No período de Tanzimat A Igreja de Hagia Irene adoptou o nome de “Müze-i Hümayun”.
Os trabalhos da museologia moderno na Turquia foi começado no final de século XIX pelo Osman Hamdi Bey, o museólogo e pintor famoso, e estes trabalhos desenvolverem depois de anúncia da República. No principio deste situação tem importancia entregada pelo Atatürk a extensão dos museus e investigação dos valores culturais. Quando o anúncio da República, na Turquia havia somente os Museus da Arquelogia de Istanbul chamado como “Asar-ı Atika Müzesi”, Museu Militar estabelecido em Hagia Irene, o Museu de Evkaf-ı Islamiye que situada em comedor de beneficiencia em Medrese de Süleymaniye e sucursais de “Müze-i Hümayun” abertos em alguns cidades da Anatolia.
O Palácio de Topkapı transformado para um múseu com todas as propriedades, e foi aberto a visita em 1927. No mesmo ano, o Museu de Evkaf-ı Islamiye foi restaurado como o Museu das Obras Turca-Islamica, o Convento de Mevlana em Konya foi transformado para museu. A primeira construção planejado como um museu do pais foi o “Museo de Etnografia de Ankara” foi aberto à visita do público. Além disso novos museus foram estabelecidos em Bursa, Adana, Manisa, Izmir, Kayseri, Antalya, Afyon, Pérgamo e Edirne.
O museu de Hititas estabelecido em Bedesten de Mahmut Pasha em 1940, foi restaurado em 1967 e tomou o nome de “Museu das Civilizações da Anatolia”. Hoje existe 188 museus pertencentes a Ministério da Cultura e Turismo, e existe 125 museus privados e 1.444 colecionistas que funcionaram sob o controle de aquele ministério.
As obras que formam as coleções dos museus, generalmente, pertencem os períodos da civilização da Anatolia e foram descobertos pelas escavações arqueológicas iniciados em 1935. A parte das coleções arqueológicas das obras de arte oriental e de Periodos de Turco-Islámico formam o segundo maior grupo. Além disso, há os museos da historia no país que foram restaurados com seus bems referentes da Historia Otomana, A Guerra de Independencia e revoluções.
Uma reprodução da casa de Atatürk que ele foi nascido e situa-se em Salónica, foi construido em Ankara apropriadamente a projeto de relevo e transformou para museu. O museo que exibe a vida e principios de Atatürk com as informações, documentos esta a aberto para visita.
Além disso, os edifícios que foi dirigido a Guerra de Independencia pelo Atatürk e alojaramo durante da sua visita das cidades diferentes foram transformados para museus.
O outro grupo dos museus do países são “Casa do Museu”, e “Museu da Memória”. “O Palacio de Çakırağa” em Birgi, “O Mansão de Hazeranlar” em Amasya, “A Cada de Ziya Gökalp” e “A Casa de Aşiyan de Tevfik Fikret” em Istanbul são os alguns exemplos.
Os estudos de protegir as contruções historicas como museu começaram nos 1930. Santa Sofia, O Palacio de Dolmabahçe, Igreja de Kariye (Chora), Mesquitas de Fethiye e Imrahor em Istanbul, A tumba Verde e Külliye de Muradiye em Bursa são os exemplos destes tipos dos museus. Também muitas cidades antigas do país arranjados como os museus de ar livre. Boğazköy, Éfeso, Pergamon, Afrodisias, Aspendos, Aspendos, Karatepe, Göreme e Perge são os alguns exemplos.
Turquia realiza colaborações com as instituições internacionais para as atividades na area de herança historica e a museologia. O Conselho Internacional dos Monumentos e as Areas Protegidas (ICOMOS) que depende UNESCO e o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) tem organizações nacionais na Turquia. O Museo das Obras Turca-Islamica de Istanbul foi merecido o prêmio de “Museu Elegido” pelo o Conselho Europeia em 1984, o Museu e Senhora de Sadberk tomou o prêmio de “Europa Nostra” em 1988 são alguns destes museus premiados.
Em 1988, o Museu de Antalya obteve “Menção Honorosa de Museo de Ano”, em 1989 os Museus da Arquelogia de Istanbul tomou “Premio de Conselho Europeia”, em 1995 o Museu de Arqueologia Submarítima de Bodrum recebeu “Menção Honorosa de Museu de Ano”, em 1996 o Museu da Industria de Rahmi Koç ganhou “Premio de Museu Privado”, em 1997 o Museu da Civilizações da Anatolia ganhou “Premio Europeia de Museu de Ano” e em 2003 o Museu Sanitario da Universidade de Trakya (O Museu Privado) mereceu “prêmio Especial de Museu de Ano em Europa”.
As organizações nacionais e internacionais de exposições com o motivo de presenter os valores da Turquia são realizados cada ano. Os seguintes exposições foram abertos: “Tesouros do Palacio de Topkapı-Imperio Otomano Magnífico” em Japão em 2008, “A Arte de Caligrafia de Otomanos de Museu de Altın Satırlar Sakıp Sabancı” em Espanha, “As cerâmicas do Palacio de Topkapı e Museu das Obras Turco-Islamico de Istanbul” em Suécia, “Hadrian” na Inglaterra, “Evet-Ja, Ich Will!” e “A cultura e Moda de Casamento desde 1800 até Hoje: Um encontro de Alemão e Turco”, em Alemanha, “Secções da Cultura de Judeos”, Kaftan de Tulipas e Levni: “Kaftan e Miniaturas de Palacio de Topkapı” Palimsest Reclaimed-Camadas Obtidas e Depois de Babil Em America: Arte, Comércio e Diplomacia nos anos de 2000 A.C. na Turquia e “Fora dos Fronteiras” em Qatar.
Em 2008 as exhibições de “Civilizações Misteriosos de Frigos”, “Pesquisa da Bela em Terra da Anatolia”, “Artemisão de Éfeso: Lugar Sagrado de uma Deusa”, “Afrodisias”, “The Lure of The East: Sedução de Leste”, “O Custureiro do Palacio: Os Trabalhos feitos para Palacio do Otomano pelo uma Familia Levantino” em Istanbul e a exhibição de “Direito na Anatolia nas Eras Antigas” em Ankara foram realizados.
Em 2008 os múseos e os lugares historicos de Ministério da Cultura e Turismo foram visitados pelo 22.662.590 pessoas.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul