Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia

Pagina Principal»Turquia Portal»Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia



Mineração

Turquia é o decimo país no mundo por diversidade das minas produzidas no país. Aproximadamente 60 diferentes minas são produzidos na Turquia. Enumeração das minas que rico na Turquia, na primeira lugar encontra-se as minas de boro que constitui o 72% da reserva mundial. Fora dos minerais de boro outras minas que Turquia tem reservas ricos, são perlita, pedrapomes, feldspato, bentonita, barita, magnesita, sulfato de sódio, sal de cálcio, o sulfato, Trona, sal de estrôncio, zeloite, espuma do mar, mármores e pedras naturais, tais como quartzo, arenito, esmeril, bauxita e linhite.
Na Turquia produzse anualmente minas de 150 milhões toneladas e com o valor de 7 bilhões de liras turcas. As minas importantes em importação da Turquia são mármore, pedras naturais, minas e de produtos de boro, cromo, magnesite feldspato, sulfato de cálcio e seus produtos, pedrapomes, bentonita e caulim. Para importação de sector de mineração, petróleo bruto, gás natural, linhite, minério de ferro e matérias-primas para fertilizantes são as minas importantes.
As indústrias baseadas em produção de minas prosperaram no contexto da evolução do sector mineiro.
Carvão: A reserva de carvão na Turquia é 1.2 bilhões toneladas. 72% desta reserva tem a forma que pode ser coque. A produção anual de carvão é 2.5-3 milhão toneladas.

Linhite: Quase todas as regiões exisem os depósitos de linhite. Os depósitos mais importantes esta em Kahramanmaraş-Elbistan, Muğla-Yatağan, Manisa-Soma, Kütahya- Tuçbilek-Seyitömer, Ankara-Beypazarı, Sivas-Kangal e Konya-Karapınar e Eskişehir. A reserva total do país e 11.6 bilhões toneladas e produção anual é aproximadamente 54 milhões toneladas. Turquia esta em setima fila com respecto a reserva de linhite e em sexta fila em produção.
Mineral de Cromo: Turquia é um dos países líderes em produção e exportação de cromo. A produção muda dependendo da procura dos mercados mundiais. Recentemente, dependendo dos crescimentos dos preços, a produção alcan-çou a 1-1.5 milhões toneladas/ano. Na Turquia existe 26 milhão toneladas de reserva de cromo com 20% Cr2O3 e mais.

Boro: Turquia, em total com sua reserva de 3.066 bilhões de toneladas (24.4-35 B2O3 %), tem 72% da potencial de boro no mundo. Nos depósitos de Bursa-Kestelek, Balıkesir- Bigadiç, Kütahya-Emet e Eskişehir-Kırka são produzidos 3 milhões de toneladas de mineral de boro. Em 2008, exportação de boro puro e produtos de boro com o valor de 518.53 milhões de dólares americanos foi realizada. 332.2 milhãoes de dólares americanos deste valor pertencem aos boros quimicos, 67.2 milhões a boros concentrados e 119.1 milhões para colemanita granulado.
Alumínio: A reserva de bauxita, que é conveniente para a produção de alumínio, é aproximadamente 87 milhões de toneladas. Estes depósitos esta em Konya-Seydişehir, Antalya-Akseki, Mersin-Silifke-Taşucu e Zonguldak-Kokaksu.
Ferro: Na Turquia a reserva de mineral de ferro que pode ser minerados é 122 milhão toneladas e total da reserva de mineral de ferro problemático é aproximadamente 1.3 bilhões de toneladas. Turquia que tem o lugar na decíma primeira fila da produção de ferro cru do mundo, importa 14-15 milhões de toneladas de sucata para minerar nas suas canal elétrico.
Cobre: A reserva total de cobre na Turquia é 1 bilhão e 786 milhões de toneladas com respecto a conteúdo metal. Quando as fontes de cobre de baixa qualidade, que não avaliado economicamente, são adicionados, a fonte total de cobre alcança para 3.5 milhões de toneladas como conteúdo metal. Produze-se anualmente 60 mil toneladas de metal-cobre e 350 mil de toneladas de mineral concentrado.
Zinco-Chumbo: Na Turquia existem as reservas de 860 mil toneladas de chumbo e 2.3 milhões de toneladas de zinco. 35% das reservas de zinco esta em depósito de cobre-zinco de Rize-Çayeli. O consume anual de zinco metal da Turquia e 60 mil toneladas e consume de chumbo metal é aproximadamente 35 mil toneladas.
Ouro: A reserva explorável de ouro na Turquia é no total 368 toneladas em diferentes 9 zonas (conteúdo de ouro). O único depósito da Turquia esta em İzmir-Bergama-Ovacık. Além disso, existem muitas reservas de ouro que têm baixa qualidade ou apropriado para desenvolver a reserva. Portanto, a reserva total e como conteúdo de metal é aproximadamente 512 toneladas. Além disso, anualmente 200 toneladas de ouro com certificado são importados e depois de procesimento eles são exportados. Turquia é um candidator para ser líder no sector de joalheira.
Pedra de Gesso: No país, ao lado de fabricas de gesso e cimento, existe uma fabrica de esterco baseada em pedra de gesso. A produção anual de gesso é aproxidamamente 3 milhões toneladas. O setor de gesso que começou de chamar atenção de capital estrangeiro, aumentou para a linha sexta pelo desenvolvendo exportação da minas. Em 2008, foi realizada uma exportação com montante de 84.08 milhões de dólares americanos.
Mármore e pedras naturais: A velocidade de crescimento do setor de mármore e pedras naturais que foi desenvolvido a partir de 1985, alcançou o dobro da média mundial. Em 80 zonas da Turquia existem mais do que 150 reservas de diferentes cores, desenhos e qualidade. Estima-se que as reservas da Turquia são 5.1 bilhões de metros cúbicos. O setor foi o líder na exportação de minas da Turquia com sua exportação de 1.4 bilhão de dólares americanos em 2008.
Fontes de Energia Geotérmica: A potencia de calor geo-térmica da Turquia é aceitado de ser aproximadamente 31.500 MW de térmica. Com os estudos iniciados pelo Direção Geral de Investigação e Exploração de Mina (MTA) 47 anos atrás, foi descoberto 187 existencia de campo geo-térmico. O 94% das fontes geotérmicas tem baixo e medio calor para as aplicações diretas; e 6% é apropriado para as aplicações indiretas. Pelo 17 sondagens que foram realizados em 2008, 150 Mwt energia foi adicionados em potencia do pais; 15 novas zonas de geotérmica foram descobertos, 5 deles são apropriados para produção de elétrico. Na Turquia, existem 16 zonas apropriados para produção de elétrica. Qaundo terminar estudos de desenvolvimento todas as zonas, a capacidade produzirá 600 MW elétrico.
Argila e Caulino: Na Turquia, existem as reservas de 89 milhões de toneladas de caulino e 354 milhões de toneladas de argila cerâmica e refratário. No sector de cerámica, Turquia é o terceiro pais de Europa e o sexto pais do mundo. Turquia exporta equipamentos de cobertura cerâmica para 113 países e equipamento sanitário cerâmica para 95 paises. Turquia é um dos países que realiza maior exportação de equipamentos vitrificados e maior produção de equipamentos sanitários de cerâmica.
Trona: Em Beypazarı e Kazan, condados de Ankara, dentro de duas camadas embutidos, há uma reserva de soda natural de 836 milhões toneladas, tendo mineral de trona 31% e mais. Estas camadas esta em processo de explorar com método de mineração de solução. Turquia tem segunda maior reserva de soda natural.
Petróleo Cru e Gás Natural: Com a Lei de Petróleo de 1954, foi abolido de monopólio de estado em exploração, sondagem e produção de petróleo. Corporação de Petróleo da Turquia (TPAO) foi fundado para realizar atividades neste sector como uma empresa pública.
A partir de final de 2008, 48 empresas realiza as atividades de exploração e produção, sendo 24 deles são estrangeiros, 24 empresas nacionais pertencentes à TPAO, no total 48 empresas. Para o mesmo periodo, 41 empresas tem 426 licenças para fazer trabalhos de exploração em uma area de 38.6 milhões de hectares. 10 empresas, sendo 2 deles são nacionais e 8 estrangeiras, tem 68 licença de mineração em uma area de 253.7 mil hectares.
Em 2008, o lado de estudos sísmicos, sondagem foi realizado em 147 poço. Foi realizado o processo de registro para exploração em 2 zonas de petróleo cru e 2 zonas de gás natural.
Em 2008, foi produzido 2.2 milhões toneladas de petróleo cru e 1 bilhão e 13 milhões de metros cúbicos de gás natural.
O TPAO que é único empresa público em trabalhos de exploração e produção de petróleo e gás natural executados na Turquia, tem um lugar importante. O orçamento de investimento de TPAO realizado aproximadamente 336 milhões dólares americanos em 2008, foi determinado como 461 milhões de dólares americanos para 2009.
O consumo de petróleo do país realizado 536 mil barris/dia, foi cobertado pelo importação (87% de consumo) e produção de TPAO dentro e fora do país (13% de consumo) em 2008.
Em Região de Mar Negro Oeste, nos fundações de Akça-koca-Çayağzı de Gás Natural de Proses, iniciado sua cons-trução depois de exploração em 2004, foi começado a pro-dução em maio de 2007. Além disso, em Silivri Fundação de Armazenagem de Gás Natural que é primeiro projeto de armazenagem subterrânea de gás natural com capacidade de 1.6 bilhão metros cúbicos, começou suas atividades em 2007.
TPAO realiza atividades internacionais importantes. Neste ambito, TPAO realiza actividade de exploração-produção em projetos pelo participando consórcios em região de Cáspio no setor de petróleo. Realiza exploração-produção no pro-jeto de Azeri-Çıralı-Güneşli no Azerbaijão (ACG, 6.75%), Sha Mar (9%) e Alov (10%) e atividades de produção etc. em Casaquistão.
TPAO que aumenta seus trabalhos em Líbia, realizou importantes passos em desenvolvimento dos projetos de exploração e produção em Colombia, Golfo de Irão e Iraque participando collaborações com as empresas nacionais e estrangeiros. Além disso, com sua tarifa de 6.5% em Oleo-duto Baku-Tbilisi-Ceyhan, e 9% de Oleoduto de Cáucaso do Sul desempenhou um papel importante com objectivo de a Turquia ser um “corridor de energia” e para Ceyhan ser um “centro de energia”.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul