Desenvolvimentos Macro-Econômicos

Pagina Principal»Turquia Portal»Desenvolvimentos Macro-Econômicos



Investimentos Direitos Internacionais


Turquia é um dos países que extraem a atenção de accionistas diretos na escala internacional. No país, os trabalhos com conceito da cooperação público-privado continua para melhorar o ambiente de investimento dentro do estrutura da “O Programa da Melhoria de Ambiente do Investimento” que se realiza na prática desde 2001. Dentro deste conceito, na lei com número 4875 do Investimento Estrangeiro Direito que entrou em vigor em 2003 e designada como a lei principal para investimentos estrangeiros, uma aproximação igual e liberal foi tomada para os investimentos internacionais a ser feitos. Com algumas mudanças e rearranjos feitos dentro às legislações existentes, a necessidade de obter a permissão preliminar para projetos da investimento directo foi anulada, tomando a conta de princípio de igualdade para companhias estrangeiras e locais, os procedimentos do registo para companhias foram rearranjados, as companhias do capital estrangeiro foram dadas o status de companhia local para ofertas públicos, e os procedimentos foram simplificados para emprego das pessoas estrangeiros e comprar bens imobiliários pelas as pessoas reais e jurídicos extrangeiros.
Além das melhorias na legislação, os investidores podem aproveitar dos projetos de investimento que se consideram conveniente como os programas de apoio de investimento geral, os apoios para as zonas que têm nível de renda baixo, apoios proporcionados para os KOBI (empresas a pequena e media escala), os apoios proporcionados nas zonas livres e nas zonas de desenvolvimento de tecnología e os apoios de AR-GE (Investigação-Desenvolvimento).
Desde 2004, se reúne o Conselho de Consulta de Investimento com a participação dos administradores das empresas importantes do mundo de trabalho, e organizações não governamentais como Fundo Monétario Internacional e do Banco Mundial. Na quinta reunião do conselho realizada em junho de 2008, os membros do conselho expresaram suas opiniões e recomendações sobre estrutura de investimentos na Turquia.
Na época entre Janeiro-Novembro de 2008 foi realizado a entrada de 16 bilhões de dolares americanos de investimentos direitos internacionais. Nessa época,os setores de intermediação económica (40%) e de indústria de manifactura (24%) são os setores nos que entrou o 64% do capital efetivo.
Apartir de Novembro de 2008, foram estabelecidas cumulativas de 17.543 emprezas e sucursuais com fundos internacionais, e 3.691 emprezas com fundos nacionais participaram para fundos internacionais.
Zonas Livres: Há 20 zonas de comércio livre em Turquia, funcionando no âmbito da lei das zonas de comércio livre com número 3218. O objetivo é aumentar investimentos e produção orientada para a exportação, acelerar a afluência do capital estrangeiro e da tecnologia, orientação dos processos para exportação e desenvolver o comercio internacional.
Neste contexto;
.As Zonas Livres de Mersin, de Antalya, de Adana-Yumurtalık na região de Mediterrâneo,
.As Zonas Livres de Egeu, İzmir Menemen de Couro e de Denizli na região de Egeu,
.As Zonas Livres de Aeroporto de Atatürk de İstanbul, de İstanbul de Couro e Indústria, de İstanbul Tracia e Europea, de Bursa, de Kocaeli, de AR-GE e para produção da tecnología alta de TÜBİTAK-MAM na região de Marmara,
. A Zona Livre de Anatolia do Leste em Erzurum na região de Anatolia do Leste,
.As Zonas Livres de Trabzon, Rize e Samsun na região do Mar Negro,
.A Zona Livre de Kayseri na região de Anatolia Central,
.As Zonas Livres de Mardin e Gaziantep na região de Anatolia do Sudeste prestam serviço com suas infraestrutura rica.
Além disso, determinação do lugar e fronteiras e estabele-cimento do Zona Livre de Sakarya İpekyolu (Caminho de Seda) foram decididos pelo Gabinete dos Ministros em 12 de Março de 2007. Pelo decisão de Gabinete em 1 de Setembro de 2008 com número de 2008/14087 a zona que fica na bacia de rio de Filyos em condado Çaycuma do Zonguldak foi determinado como Zona Livre do Filyos.
O volume de comércio total em todas as zonas de comércio livre alcançou a 24.6 bilhões dólares americanos em 2008. As zonas livres do couro e da indústria, de Egeu e da İstanbul Aeroporto de Atatürk tomaram os primeiros três lugares no volume comercial. Quando se observa o volume comercial das zonas livres; 95.7% do volume total do comércio se consiste por os produtos industriais e entre os produtos industriais, os produtos de máquina estão na primeira posição com a proporção de 22.6% e logo os seguem pelo os produtos de téxtil e confecção (14.1%) e os produtos eléctricos (11%).
As zonas livres continuaram a operarse na linha de sua finalidade do estabelecimento e a continuar a fornecer o emprego novo para as pessoas. O número de pessoas que trabalham nestas zonas são 50.641 pessoas. Em 2008, 3619 empresas operam-se em zonas de comércio livre e 638 dessas empresas são empresas estrageiras. Em 2007 o número das empresas produtores era 810 e esse numero aumentou-se a 836 em 2008. A distribuição do volume de comércio total por o país são: Turquia 42.55%, países de OCDE e UE 36.96%, países de Norte da África e de Oriente Médio 5.49%, União dos Países Independentes 4.75%, outros países 10.07% e outros países da Europa 0.18%.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul